Serralheria: tudo sobre portões, portas e janelas e como automatizar

A serralheria é uma área muito importante e que faz parte do nosso dia a dia. Portões, portas, janelas e outras estruturas em aço, metal e alumínio são algumas das soluções que o ramo de serralheria pode proporcionar.

Essas soluções servem tanto para residências e condomínios como empresas e por isso são muito procuradas para diversos tipos de obras e projetos.

Neste artigo você vai conhecer todos os detalhes sobre a área de serralheria para poder contratar um serralheiro. Também soluções para portões, grades de proteção, janelas, portas de enrolar e também como ter tudo automatizado.

Confira!

O que faz uma serralheria?

Uma serralheria faz portões automáticos e manuais de ferro ou alumínio, grades de proteção, janelas, mezaninos, portas de aço automáticas e manuais de correr e estruturas metálicas de diversos tipos.

As principais matérias-primas utilizadas em uma serralheria são:

  • Chapas;
  • Tubos;
  • Ferro;
  • Baguetes;
  • Tintas;
  • Alavancas;
  • Puxadores;
  • Entre outras.

 

O serralheiro é o profissional que constrói todas essas estruturas de metal, responsável pelos cortes, soldas e furações em materiais como ferro e alumínio para poder produzir as grades, janelas, portas, etc.

Serralheiro autônomo ou empresa de serralheria?

O trabalho de serralheria pode ser feito por um profissional autônomo, o próprio serralheiro que irá vender e executar seu próprio trabalho, ou por uma empresa de serralheria, envolvendo diversos profissionais desde vendedores, serralheiros, instaladores de portão automático, e toda área administrativa.

Grande parte da demanda de uma serralheria é de produtos e projetos sob encomenda, mas também é possível comprar um portão pré-fabricado, por exemplo, onde um pedreiro ou serralheiro irá instalar de uma obra sem a necessidade de criar o produto do zero.

Serralheria para portões

Um dos serviços da serralheria é de construir portões de vários tipos, tamanhos e para necessidades específicas. Os portões possibilitam a circulação de automóveis e pessoas, garantem alguns benefícios como, segurança, praticidade, versatilidade e conforto.

Os portões podem ser dos tipos deslizantes, basculantes ou pivotantes para as residências e empresas. Além das portas de enrolar, apropriadas para o comércio.

Agora quando você vai comprar um portão surge uma dúvida muito comum.

Seu portão será automático ou manual?

Essa pergunta é importante, pois vai definir como será o seu dia a dia e o tamanho da sua necessidade.

Um portão manual não oferece a mesma praticidade, conforto e segurança do que um automático, pois exige muito de você para poder manuseá-lo.

O que é um automatizador de portão?

Automatizador de portão são os chamados “motores de portão” para tornar o seu portão passível de se abrir com um controle remoto.

É um item que, quando comparado com outras medidas de segurança, tem um ótimo custo-benefício.

Um bom portão automático irá lhe dar muita segurança, por exemplo. É uma solução simples que evita que você demore muito tempo para abrir e fechar seu portão, diminuindo as chances de ser abordado por um ladrão, por exemplo.

Isso acontece, porque o tempo que leva para abrir um portão manual é muito longo e isso pode dar espaço para o assalto.

Além da segurança, um portão automático também proporciona conforto e praticidade já que você não precisa sair do veículo para abrir ou fechar.

A variedade também é um outro ponto positivo, pois como comentado, são muitos os tipos de portões automáticos. Os deslizantes (de correr), basculantes (abrem para cima) e os pivotantes (que abrem para fora) sendo que cada um deles é recomendado de acordo com o ambiente e a necessidade do cliente.

Serralheria para grades de proteção

Outro ramo da serralheria é para a fabricação de grades de proteção que é um item indispensável para vários ambientes e, especialmente, os que possuem crianças e animais.

As grades oferecem a segurança necessária para toda a família, pois são feitas de metais resistentes e podem ser desenvolvidas sob medida em uma serralheria.

Serralheria para janelas

Além da fabricação de janelas e esquadrias, uma serralheria também é especializada na troca de janelas e portas.

O serviço pode ser feito sem a necessidade de quebrar paredes, pisos, azulejos, etc. e as janelas podem ser de materiais como ferro, alumínio ou madeira.

Serralheria para portas de aço ou portas de enrolar

A serralheria para portas de aço ou portas de enrolar é mais um serviço prestado e que tem sua importância, principalmente, para os ambientes que possuem um grande fluxo de pessoas.

As portas de aço ou portas de enrolar são muito utilizadas no comércio, lojas de rua, em empresas de logística e seus depósitos para fazer controle de estoque.

Por conta do frequente uso dessas portas é necessário que elas sejam automáticas para garantir a livre circulação de todos e a segurança dos pertences das empresas.

Uma forma de tornar essas portas automáticas é com o automatizador especifico para elas. A Garen, por exemplo, possui um automatizador de porta de enrolar que é ideal para comércios e indústrias.

Com sua mecânica robusta, simples e precisa, o automatizador é uma excelente opção para quem procura praticidade e qualidade. Ao simples toque de um botão, as portas se abrem para cima, economizando espaço no projeto.

Serralheria artística

Além da produção de soluções para uso cotidiano, também existe a serralheria artística que tem como objetivo transformar os materiais usados na serralheria em obras de arte.

São detalhes decorativos e toques artísticos que agregam valor aos ambientes profissionais e sociais e não deixam de manter a segurança de sempre com as técnicas utilizadas pelo serralheiro.

Como contratar serviços de serralheria?

Para contratar uma empresa de serralheria competente, verifique os trabalhos já realizados por ela.

Peça para ver fotos com o portfólio de portões, portas, janelas e grades que já fizeram no passado, e veja se o estilo lhe agrada.

Também é sempre bom verificar se os profissionais são qualificados, seguindo procedimentos adequados para a construção das peças.

Veja também se, além de construir o portão, eles conseguem automatizá-lo.

Dessa forma, você não precisa contratar 2 profissionais ou empresas diferentes para ter um portão eletrônico.

Contrate também um bom instalador de portão automático

Caso você já tenha um portão, e precisa apenas automatizá-lo, você precisa do profissional certo para isso.

Estamos falando do instalador que é especializado nas mais variadas soluções de automatização e controle de acesso.

Ele consegue, por exemplo, descobrir quando é o momento ideal para trocar o automatizador do seu portão para não comprometer o seu funcionamento e aumentar a sua eficiência no dia a dia.

Para isso, é fundamental que o instalador de automatizador seja um profissional qualificado e com as capacitações técnicas necessárias para desempenhar seu trabalho.

Para isso existe o Clube do Instalador Garen, um espaço dedicado para fomentar o trabalho dos instaladores de portão automático em todo o Brasil, e que oferece capacitação e visibilidade para os que trabalham com instalação.

Conclusão

Neste artigo você conheceu mais sobre o mercado de serralheria, os segmentos que atende, algumas das peças com as quais trabalha e a importância desse setor para os ambientes de residência e empresa.

Como você pôde perceber, são muitos os serviços de serralheria que você pode contratar para o seu projeto. Pode ser com medidas fechadas ou então sob encomenda para atender uma necessidade específica.

Os materiais utilizados na fabricação das peças como ferro, alumínio e aço garantem a segurança que você precisa.

As empresas que trabalham nesse setor, geralmente possuem vasta experiência nesse mercado e podem atender suas necessidades.

Você também viu que além da serralheria, um portão requer instalar um bom automatizador. Existem alguns tipos de automatizadores que se encaixam nos diferentes tipos de portões basculantes, deslizantes e pivotantes.

A Garen, especialista em controle de acesso e automatização, possui uma linha completa de automatizadores para residências e empresas que possuem muita qualidade, tecnologia e modernidade.

Encontre aqui a solução ideal para a sua casa ou empresa e aproveite também para esclarecer as suas dúvidas com quem realmente entende do assunto. 

 

Fonte da Matéria:

Matéria original da Garen Automatizadores de portão

http://www.garen.com.br/blog/serralheria-tudo-sobre-portoes-portas-e-janelas-e-como-automatizar/